quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Batata - Doce




Para começar sabia que a batata doce nem sequer pertence à variedade das batatas normais? Não pertencem à mesma espécie sequer! Calcula-se que existam cerca de 4000 variedades diferentes de batata doce, cujas variedades podem variar entre o roxo, o vermelho, o laranja, o branco e o amarelo!

Um pouco de História...
Pensa-se que a batata - doce possa ser originária da América Central, sendo, talvez, o legume mais antigo conhecido pelos humanos. Foram encontrados em cavernas peruanas vestígios de batatas doces com mais de 10 mil anos!!!
A batata doce acabou por ser introduzida na Europa, uma vez mais, pelos exploradores europeus. Os portugueses levaram-na para África, Índia, Indonésia  e sul da  Ásia e claro, também aqui se plantaram.  Começou por ser cultivada e consumida ainda antes da batata normal.  Em Portugal, o seu cultivo foi bem sucedido no Algarve , nos Açores e na Madeira.

PORQUE RAZÃO DEVO COMER BATATA DOCE? 
A batata doce é uma excelente fonte de vitamina A e de betacaroteno, bem como, Vitamina C, B6, manganésio, potássio e fibra.
Assim podemos dizer que a batata doce é boa para:
- Longevidade - Uma das principais fontes de nutrição dos habitantes de Okinawa (o povo com maior esperança média de vida) é a batata doce. Uma versão de pele branca e polpa roxa, que os cientistas dizem poder ser um dos factores que contribuem para uma maior longevidade;
- Diabetes - Sim, a batata doce é boa para os diabéticos. Estudos demonstraram que o consumo regular de batata doce por diabéticos ajuda na gestão da glucose, reduzindo a resistência à insulina.
- Aumento de memória - A batata doce de polpa roxa está associada ao melhor funcionamento cognitivo devido às antocianinas que possui;
- Cancro- Estudos celulares demonstraram que a batata doce possui propriedades anti-cancerígenas únicas;
Dicas na utilização da batata doce
Escolha batatas firmes e conserve-as em local fresco, escuro, mas ventilado. Não as guarde no frigorífico. 
Para impedir que escureçam, cozinhe-as imediatamente após as cortar ou descascar.
Sirva-as em puré, assadas aos cubos, pedaços ou inteiras, ou em doces e sobremesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Saúde à mesa: Espinafre  O espinafre, embora nativo do Médio Oriente, é um hortícola cultivado à escala mundial, muito apreciado...