sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Saúde à mesa: Folhas de beterraba

 
 
 
Ao contrário do que se pensa as folhas da beterraba podem e devem ser comidas, pois são ricas em vitaminas, minerais , como o ferro, potássio , fósforo e antioxidantes.  Quando jovens, podem ser comidas cruas em saladas, quando maiores ficam deliciosas cozidas ou refogadas. Osabor é muito semelhante ao sabor das folhas de espinafres.

Benefícios das folhas da beterraba para a saúde:
 
Favorecem a saúde do sistema circular: Ajudam a controlar a tensão arterial por conterem uma substância que dilata os vasos sanguíneos.É fonte de carotenóides, substância precursora da vitamina A, que actua no combate dos radicais livres responsáveis , entre outras doenças pelo endurecimento das artérias associado a problemas cardíacos.

Protegem contra o envelhecimento da visão: Graças à presença do pigmento natural carotenóide, as folhas ajudam também a proteger contra o envelhecimento da visão. 



Ajudam a combater a anemia: Dado que as folhas de beterraba são ricas em vitaminas A, C e do complexo B e alto teor de ferro, as folhas de beterraba são óptimas para ajudar a combater a anemia.

Purificam o fígado, o sangue e o baço.

Boas para dietas: As folhas de beterraba são pouco calóricas , cada 1000 g de folhas contém apenas 32 calorias. Têm também um efeito diurético e laxante.

Por isso, sempre que plantar beterrabas ou conseguir comprá-las com as suas folhas, não as deite fora, cozinhe-as, experimente novos sabores e texturas, porque a saúde começa à mesa.

Nota:
Tal como muitos dos legumes (espinafres, beterraba, as folhas da beterraba, salsa,etc) que contêm bastantes quantidades de oxalatos devem ser consumidos com moderação para quem sofre de pedra nos rins. Não se deve de modo algum excluir estes legumes da nossa alimentação, mas devem ser comidos com moderação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Saúde à mesa: Espinafre  O espinafre, embora nativo do Médio Oriente, é um hortícola cultivado à escala mundial, muito apreciado...