Saúde à mesa- Acelgas
Legume que poucos conhecem, a acelga é típica dos meses de Janeiro a Junho. Óptima em sopas, esparregado, salteadas, as acelgas têm um sabor semelhante aos espinafres.
A história das acelgas
A acelga é um membro da família da beterraba, embora não produza um bolbo comestível. Existem muita variedades de acelgas, o seu sabor é algo entre o espinafre e a folha da beterraba.
As origens das acelgas remontam à antiga Babilónia . Aristóteles escreveu sobre a acelga no quarto séc. a. C. Durante a Idade Média , viajantes da Itália trouxeram-na para o Norte e Centro da Europa e daí para o Extremo Oriente e China.
Porque razão devemos comer acelgas?
A acelga é uma boa fonte de fibra e uma excelente fonte de vitaminas A, C
e K. É uma boa fonte de vitamina E, magnésio, potássio, ferro e
manganésio. A acelga contém ainda carotenóides e luteína, que beneficiam
a visão.
Benefícios para a nossa saúde:
- Cancro- Foi constatado num estudo que os componentes da acelga inibem a proliferação celular das células cancerígenas humanas. Os flavonóides presentes na acelga interrompiam o crescimento e reprodução do ADN das células cancerígenas nos casos de cancro da mama.
- Diabetes e saúde cardíaca- Vários estudos efectuados demonstraram que o consumo regular de acelgas controlava a glucose no sangue e revertia os efeitos negativos da diabetes, tais como os danos nervosos e a doença cardíaca.
Dicas, escolha, conservação e uso das acelgas
- Escolha sempre folhas verde escuro e vivo, talos estaladiços.
- Se quiser guardar as acelgas, não as lave, guarde-as num saco de plástico na gaveta das verduras por um período máximo de 3 dias.
- para consumir, a acelga deve então ser bem lavada. Depois apare as extremidades dos talos e corte as folhas em 2 ou 3 partes.
- Use acelgas a substituir os espinafres em algumas receitas, como por exemplo nas lasanhas.
- O talo da acelga também pode ser consumido.
- Adicione a acelga a ovos, pratos de massa, faça salteadas, use-as na sopa, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário