sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Saúde à mesa: Alho


Sabia que o alho começou por ser conhecido como " rosa malcheirosa" ?
História
O alho é um membro da família dos lírios e é um parente próximo da cebola, da chalota e do alho- francês. Embora não haja muita informação sobre a sua história, as inscrições na pirâmide de Quéops no Egipto relatavam maravilhas sobre o alho.. Os indianos referiam-se ao alho há cerca de 5000 anos e os babilónios usavam-no há 4500 anos.
Escrituras antigas falam do uso do alho na China desde há 4000 anos. Acredita-se que o centro de origem do alho é uma região que se estende desde a China à Índia.  
Porque razão se deve consumir alho?
O alho tem muitos nutrientes, mas não tem um gosto agradável. Teríamos de comer uma grande dose de alho para beneficiar realmente das suas propriedades benéficas. Mas o que lhe falta em nutrientes é compensado pela sua quantidade de fitoquímicos às quais são atribuídas protecção do corpo, que mata bactérias, limita a absorção do colesterol mau e ajuda no combate ao cancro. O que fazer? Há no mercado várias marcas de comprimidos de óleo de alho, que mediante recomendação médica, poderão ajudá-lo em alguns problemas de saúde, dado que a dose de alho necessária, não a conseguimos ingerir dado o seu sabor.
Benefícios do alho para a nossa saúde
  • Agente microbiano/antifúngico- Louis Pasteur demonstrou como, em condições laboratoriais, o alho matava bactérias e actuava como um eficaz antibacteriano. Em dois estudos recentes a quantidade de alicina produzida num dente de alho depois de picado revelou-se eficaz contra algumas doenças resistentes à meticilina ( um antibiótico). 
  • Saúde cardíaca- Em alguns estudos provou-se que o consumo de suplementos de alho durante 12 semanas baixaram significativamente o colesterol mau, bem como os triglicéridos. 
  • Reduz o risco de pré-eclâmpsia durante a gravidez- Investigadores de Londres descobriram que o alho pode aumentar o peso dos bebés e diminuir as complicações de pré-eclâmpsia no parto.
  • Cancro- Quase 30 estudos mostraram que o alho tem alguns efeitos preventivos contra o cancro. Principalmente na prevenção dos cancros de estômago e próstata.
Dicas, selecção, conservação e sugestões de receitas
  • Uma cabeça de alho tem entre 10 a 20 dentes de alho individuais.
  • Pode encontrar o alho em pó, flocos e em óleo(cápsulas).
  • Conserve-o em local seco, nunca no frigorífico.
  • Pode congelar o alho, descascado e picado finamente, num saco bem vedado.
  • Uma informação muito importante: descascar, esmagar e cortar o alho aumenta o número e a variedade de compostos activos incluindo uma enzima chamada alinase. Mas não o utilize de imediato, os cientistas recomendam que espere 15 minutos entre o descascar e o cozinhar para permitir que esta reacção da alinase ocorra.
  • O alho queima com facilidade, estragando-se, logo, tenha cuidado ao alourá-lo.
  • Para facilitar o acto de descascar pressione o dente de alho com uma faca até que a casca se separe do alho.
  • Pode assar o alho e esta é uma óptima e agradável forma de comer alho pois, fica adocicado. Ponha as cabeças de alho com casca numa assadeira, salpique com azeite e alecrim e asse por 30 a 40 minutos a 200º C.
  • Para beneficiar do alho, passe-o nas saladeiras antes de lá colocar as saladas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Saúde à mesa: Espinafre  O espinafre, embora nativo do Médio Oriente, é um hortícola cultivado à escala mundial, muito apreciado...