quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Superalimentos - sementes de chia



Chia significa "oleoso". A chia, uma planta originária da América Central, dá as tão conhecidas sementes, ricas em fibras, antioxidantes (mais do que os frutos vermelhos), proteínas, cálcio (mais do que o leite gordo) minerais e vitaminas. São a fonte vegetal mais rica em Omega 3 (mais do que o salmão).

A sementes de chia, considerada um superalimento, têm várias propriedades, mas a mais conhecida está relacionada com o combate ao excesso de peso. De facto, a chia ajuda a emagrecer, pois causa saciedade, ou seja, sendo rica em fibras, ao entrar em contato com a água, forma um “gel” no estômago. Logo, a digestão torna-se mais lenta e ficamos satisfeitos mais rapidamente e durante mais tempo, comendo menos. Há estudos que comprovam a diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo.

No entanto, as sementes de chia têm várias outras propriedades associadas, a saber:
Previnem e controlam a diabetes
Previnem doenças cardiovasculares
Regulam o colesterol
Fortalecem a imunidade
Têm um efeito anticelulite
Fortalecem o cabelo e as unhas


Como consumir a chia:

Sementes: junte aos sumos, iogurtes, cereais, etc.
Óleo: pode usar para temperar os seus pratos em frio, ou seja, tal como acontece com o azeite virgem extra, não se recomenda que seja aquecido porque perde as suas propriedades.
Farinha (pode triturar as sementes): pode usar tal como as sementes ou como substituto da farinha de trigo no pão e bolos.
Gel: se deixar 1 colher de sopa de sementes em 60ml de água durante 30 minutos vai-se formar o tal gel, que pode ser consumido assim, pode usar em sobremesas, ou até usar como substituto dos ovos nos bolos. Há imensas receitas de chia puddings (leite ou iogurte com chia e fruta). Em breve, partilho uma. No entanto, atenção, segundo li, recomenda-se que o gel seja consumido ao fim dos 30 minutos. De facto, já fiz chia pudding e deixei em leite da noite para o dia, mas não gostei da textura demasiado gelatinosa.

Hoje em dia, o consumo da chia e de várias outras sementes é muito comum. Segundo os especialistas, não há qualquer problema em misturar as sementes, mas não se recomenda que, no total, passem a dose diária recomendada de 25g, são alimentos calóricos.

Porção de 25g (2 colheres de sopa):
Calorias - 122kcal
Carboidratos - 10.5g
Fibra - 8.6g
Proteínas - 4g
Gorduras - 7g
Cálcio - 158mg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Saúde à mesa: Espinafre  O espinafre, embora nativo do Médio Oriente, é um hortícola cultivado à escala mundial, muito apreciado...